Quando a luz do outro desperta a nossa sombra

7/21/2022

Precisamos de começar a trazer leveza para este tema, e ganharmos a consciência de que não significa que sejamos más pessoas, quando não conseguimos estar em contato com a luz do outro.

As redes sociais podem funcionar como excelentes pontes de consciência, para o que está acontecer dentro de nós, existem momentos na nossa vida em que ver a leveza na vida do outro, ou simplesmente a alegria desperta em nós o julgamento e a crítica. Isso significa que somos más pessoas? Não, apenas significa que não estamos confortáveis com algo que está acontecer na nossa vida, não estamos aceitar algum processo ou simplesmente gostaríamos de estar nesse nível de leveza, ou a viver aquilo que vemos. A maternidade trouxe-me esta consciência de como muitas vezes a luz do outro desperta a minha sombra, quando vejo um post e reviro os olhos, ou quando leio algo e desperta a minha vitima. Exemplos de discursos que despertam a vítima:

“Isso é porque não sabes o que é a minha vida.”

“Isso é porque não estás a passar pelo queestou a passar.”

Mais uma vez, isso significa que somos más pessoas? Não, significa que estamos em dor. Significa que precisamos de tempo, que a nossa vítima interna precisa de ser acolhida e não repreendida. A sombra não é um bicho papão, é apenas uma parte nossa que necessita de cuidado, de compaixão, de leveza. Que a possas encarar dessa forma, e que tragas paz ao teu coração.

Com amor,

Ligia.

LER MAIS PARTILHAS →